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A Páscoa, o Varejo e o Novo Milênio 
(por João Carlos Rego)

           O significado da Páscoa para a fé cristã – renovação, renascimento, esperança - faz desta data uma das mais importantes para o calendário comercial. Mas não apenas para se vender ovos de chocolate. Existem oportunidades de excelentes negócios para todos os segmentos do varejo, basta saber corretamente explorá-las.
           Porém, analisando-se o significado da Páscoa, vê-se, claramente, que, além de vendas, o varejo pode aproveitar esta oportunidade para TAMBÉM SE RENOVAR. Senão vejamos:
           “Foi apresentado, pois, Jesus ao governador, e o governador lhe fez esta pergunta, dizendo: Tu és o rei dos Judeus ? Respondeu-lhe Jesus: Tu o dizes.” É muito comum assistirmos as empresas varejistas afirmarem “O CLIENTE É O REI – A RAZÃO DE SER DA EXISTÊNCIA DO NOSSO NEGÓCIO.”
           Tu o dizes, como respondeu Jesus. No entanto, na prática, muitas vezes, não é bem isso que acontece. Muitas empresas nada investem na qualificação de seu atendimento e o CLIENTE, no discurso um REI, na realidade é considerado um “mal necessário”.
           Tal qual Pôncio Pilatos, que lavou as mãos na condenação de Jesus Cristo, existe muita omissão no varejo quando o assunto é investir em treinamento, investir no aperfeiçoamento profissional de colaboradores. Em pleno Terceiro Milênio, parece mentira, ainda existe a visão de que treinamento é custo e não investimento. E quando os negócios não vão bem, repetem as palavras de Jesus, agonizando na cruz: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste ?
           “Então se foi ter um dos doze, que se chamava Judas Iscariotes, com os príncipes dos sacerdotes e lhes disse: Que me quereis vós dar, e eu vo-lo entregarei ? E eles lhe assinaram trinta moedas de prata. E desde então buscava oportunidade para o entregar.” Da mesma forma que Judas traiu Jesus, muitos vendedores traem sua clientela prometendo o que não podem cumprir, ou não cumprindo o que prometem. A venda começa depois da venda, e se gasta muito mais para conquistar um novo cliente do que para conservar um que já se tem.
           A confiança de um CLIENTE é mais fina do que um fio de cabelo, uma vez rompida...
           Semelhante a Pedro, que negou Cristo três vezes e depois chorou amargamente, muitos se negam a enxergar a velocidade das mudanças porque o mundo está passando. Negam-se a enxergar que o consumidor, hoje, é muito mais bem informado e muito mais exigente. Negam-se a enxergar que, para atender a esse consumidor, precisam estar melhor preparados. Negam-se a enxergar que, diante de produtos similares, vendidos a preços e condições de pagamento similares, num mercado de concorrência cada vez mais acirrada, os únicos grandes diferenciais que podem oferecer é uma organização impecável de seus estabelecimentos e um atendimento de altíssima qualidade. Não basta vender, é preciso encantar e fidelizar o CLIENTE, pois só existe uma coisa melhor do que conquistar novos CLIENTES: CONSERVAR OS ANTIGOS !
           “Ora o traidor tinha-lhes dado este sinal, dizendo: Aquele a quem eu der um ósculo, esse é que é, prendei-o. E chegando-se a Jesus lhe disse: Deus te salve, Mestre. E deu-lhe um ósculo” . A exemplo do beijo de Judas, muitos atendentes e vendedores despreparados oferecem a tão conhecida “cortesia formal”, a “falsa boa vontade”, para, na verdade, tentar empurrar seus produtos “goela abaixo”, sem procurar descobrir quais as verdadeiras necessidades do CLIENTE. Para se atender bem e promover, através da venda, uma relação profícua e duradoura com o CLIENTE, é necessário preparação, atitude mental positiva, disposição sincera e aperfeiçoamento técnico e motivacional, Só existe uma maneira de se conseguir tudo isto:
           Uma política persistente e contínua de TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO em todos os escalões da empresa.
           “Mas o anjo falando primeiro, disse às mulheres: Vós outras não tenhais medo: porque sei que vindes buscar a Jesus, que foi crucificado. Ele já não está, porque ressuscitou como tinha dito.” Tal qual Cristo ressuscitou, muitas empresas podem também renascer neste Novo Milênio. Basta, para isso, reviverem, todos os dias, o dia de sua inauguração. Limpeza, organização, novidades, mix de produtos adequados, excelente apresentação pessoal e motivacional de todos os colaboradores, alegria sincera, esperança de sucesso, preparação técnica apurada, boa vontade e cortesia explícitas. Este clima de inauguração, de festa, de alto astral, tornará o ato de compra muito mais prazeroso para o CLIENTE, refletindo-se em melhores resultados para a empresa.
           “E chegando Jesus lhes falou, dizendo: Tem-se-me dado todo o poder no céu e na terra. Ide pois e ensinai todas as gentes: batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Ensinando-as a observar todas as coisas que vos tenho mandado, e estai certos de que eu estou convosco todos os dias, até à consumação do século.
           Ide pois, empresários e profissionais do Comércio Varejista, em busca dos desafios do Novo Milênio, utilizando os ensinamentos de renovação. Vamos aproveitar o nascer desta nova era para repensar nosso relacionamento com os CLIENTES. Vamos aproveitar para investir na qualificação técnica e motivacional de nossos colaboradores, para, com isso, renovar e melhorar cada vez mais nossos processos de atendimento e vendas.
           É Páscoa, é esperança, é renovação de vida. Vamos fazer desta data um marco de uma nova era para o varejo. Uma época onde o autodesenvolvimento e a capacitação profissional sejam os alicerces do sucesso empresarial.
           E façamos como o COELHINHO DA PÁSCOA, rápido, rápido, rápido. Nossos CLIENTES e nosso futuro não podem esperar.

FELIZ PÁSCOA A TODOS, COM ESPERANÇA,
RENOVAÇÃO E SUCESSO !

 

João Carlos Boiczuk Rego - é consultor, palestrante, conferencista, facilitador de treinamentos e idealizador da comemoração do DIA DO CLIENTE
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