Home    
Apresentação    
Palestras e     
Treinamentos     
Clientes    
Fotos de Eventos    
Na Mídia    
Depoimentos    
Artigos    
Parceiros    
Como contratar    
Contato    

 
“PODERAÇÃO” 
(por João Carlos Rego)

           Não, você não está lendo mal, nem houve erro de ortografia ou diagramação. A palavra-título deste artigo é esta mesmo: “PODERAÇÃO”, um neologismo que acabo de criar e que você compreenderá ao longo deste texto. Acompanhe meu raciocínio, por favor.
           “Vou fazer um regime”, você me diz. Quantos quilos você perdeu? Isto mesmo: NENHUM !
           “Vou fazer um curso”, vem você de novo. Quanto conhecimento você adquiriu? Novamente: NENHUM !
           “Vou vender mais”, você insiste. Quantos “Reais” você vendeu a mais ? Agora você já sabe a resposta: NENHUM !
           E por que você não emagreceu, não ficou mais capacitado, nem vendeu mais? Porque faltou uma palavrinha chave que move o mundo, as empresas e as pessoas: AÇÃO.
           O que você fez quanto ao regime, o curso e suas vendas foram declarações de intenção. Realmente, é um bom começo traçar metas, ter objetivos, sonhos e boas intenções. Porém, o que irá definir se você anda para frente, para trás, ou se fica estático é a AÇÃO que você empreender, ou a falta dela.
           Dia desses, li uma frase de Walt Disney, que traduz bem o que quero exemplificar: “É preciso colocar músculos nos seus sonhos”. Ou seja, é preciso agir.
           Em recente matéria sobre liderança, deparei-me com o relato de um seminário ocorrido numa grande multinacional. Os principais executivos da empresa reuniram-se durante três dias para responder a apenas duas perguntas:

1. O que estou fazendo que preciso parar de fazer ?
2. O que não estou fazendo que preciso começar a fazer ?

           Eles saíram do encontro com as respostas de que necessitavam e fizeram o mais importante: entraram em ação e conseguiram reverter a situação da empresa.
           E você? O que você está fazendo com a sua vida pessoal e profissional que precisa parar de fazer ? E o que você NÃO está fazendo por você mesmo, por sua vida pessoal e profissional, que você precisa urgentemente começar a fazer ? Será cuidar melhor de sua qualidade de vida ? Será buscar melhor qualificação através de livros, revistas técnicas e participação em cursos de aperfeiçoamento ? Será aproximar-se mais de sua família e de seus amigos ? Será aproximar-se mais de seus Clientes ? Será estudar melhor o mercado e seus concorrentes ? Todas estas respostas estão dentro de você mesmo. Mas não bastam somente as respostas é preciso que você faça algo com elas. É preciso que você entre em ação.
           É preciso que você deixe de ser expectador e passe a ser protagonista.
           Acredito que nunca na história da humanidade se falou tanto em motivação, da necessidade de motivação. Mas o que é motivação ? Quebre a palavra: MOTIVOS + AÇÃO. Motivos para a ação. Então, motivação é uma exposição de motivos para você agir.
           Agora veja o significado das palavras PODER e AÇÃO:

PODERv.t. Ter força para; ter ocasião de; estar arriscado a . V.int. Dispor de autoridade; possuir força moral ou física. S.m. Potência, possibilidade; faculdade; posse; vigor; capacidade; soberania.

AÇÃOs.f. Resultado de uma força; modo de atuar; atividade; energia; movimento; gestos; acontecimentos; praticar ato de generosidade.

Fonte: Dicionário Cultural da Língua Portuguesa

           Experimente, agora, juntar os dois conceitos acima numa só palavra – PODERAÇÃO. Imagine e sinta o vigor fantástico dela. Pense na verdadeira revolução que ela é capaz de fazer na sua vida.
           Se a motivação lhe dá motivos para agir, a PODERAÇÃO coloca você em movimento rumo à consecução de seus objetivos pessoais e profissionais.
           Portanto, amigo leitor, pense no que você deseja, descubra os seus motivos, trace objetivos, elabore um plano que o leve de onde você está até onde você deseja chegar. Aí, meu amigo, é hora de PODERAÇÃO.

MOTIVAÇÃO + PODERAÇÃO = UM NOVO VOCÊ

 

João Carlos Boiczuk Rego - é consultor, palestrante, conferencista, facilitador de treinamentos e idealizador da comemoração do DIA DO CLIENTE
Conheça o website www.diadocliente.com.br
Fone/fax (0-xx-51) 3333-1080
Celular (0-xx-51) 8916-6310

 
[ Imprimir ]
Visite o site do Dia do Cliente