Home    
Apresentação    
Palestras e     
Treinamentos     
Clientes    
Fotos de Eventos    
Na Mídia    
Depoimentos    
Artigos    
Parceiros    
Como contratar    
Contato    

 
Os Primeiros Passos 
(por João Carlos Rego)

           Já dizia Mao Tsé Tung: “Toda a grande caminhada, por maior e mais difícil que seja, começa sempre com os primeiros passos”. O que o líder chinês queria nos dizer com isso?
           Ele queria dizer que é preciso começar de alguma forma, iniciar um projeto, acreditar e agir, ousar inovar, ou, como se diz nos dias de hoje, dar o “start” no processo”. É o que está se fazendo com relação a mais nova data comemorativa do Brasil, O DIA DO CLIENTE.
           Em 2003, ano de sua criação, ainda que pouco divulgado e com apenas duas oficializações, O DIA DO CLIENTE foi alvo de comemorações por empresas de 10 estados diferentes.
           A partir de 2005, já com o apoio da CNDL, que, nos últimos dois anos, tem disponibilizado cartazes alusivos à nova comemoração para Lojistas e CDLs de todo o País, a data ganhou novo impulso.
           Nenhuma promoção nasce grande e conhecida. É preciso muito trabalho, persistência, dedicação, divulgação, crença e participação. É necessário, como dizia Walt Disney: “colocar músculos no seu sonho”. E Disney é um dos exemplos mais bem acabados de quem ousou sonhar.
           O Liquida Porto Alegre, por exemplo, promoção na sua décima edição, começou com pouco mais de 1.000 Lojistas e, em 2006, contou com a participação de mais de 8.000 estabelecimentos. Juntos, a CDL, as empresas, o Poder Público, as agências de propaganda e os veículos de comunicação pegaram o pior mês do ano para o Comércio Porto-Alegrense e o transformaram num dos melhores (em alguns segmentos só perde para o Natal). É um exemplo concreto de que dá, desde que ocorra o velho chavão da “união faz a força”.
           A grande diferença é que o DIA DO CLIENTE é uma data mais abrangente e em nível nacional. E nosso País é imenso. Por isso, para que a nova comemoração se consolide e gere novas oportunidades de negócios, é preciso que conjuguemos, todos, juntos, alguns verbos:

• DIVULGAR – utilizando as estruturas das CDLs e FCDLs, suas assessorias de comunicação, suas revistas, jornais e boletins informativos, suas páginas na Internet e nos eventos que realizarem (palestras, treinamentos e convenções);

• PARTICIPAR – que cada Lojista deste País realize a promoção que estiver a seu alcance, mas que não deixe O DIA DO CLIENTE passar em branco;

• INTEGRAR-SE – buscar a integração com parceiros e fornecedores, com outras Entidades Empresariais, com o Poder Público, com o meio publicitário e com a mídia;

• COMUNICAR – relatar as ações empreendidas, mensurar os resultados, a repercussão junto aos Clientes e levar ao conhecimento dos Associados de cada CDL e da opinião pública.

           Assim, estaremos dando mais alguns importantes passos na construção de uma data forte e expressiva no Calendário Comercial, com resultados concretos para o Varejo e inaugurando uma nova era nas relações com nossos Clientes.
           E então, vamos “caminhar” juntos?

 

João Carlos Boiczuk Rego - é consultor, palestrante, conferencista, facilitador de treinamentos e idealizador da comemoração do DIA DO CLIENTE
Conheça o website www.diadocliente.com.br
Fone/fax (0-xx-51) 3333-1080
Celular (0-xx-51) 8916-6310

 
[ Imprimir ]
Visite o site do Dia do Cliente