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Os Tręs “C´s” e o Segredo do Sucesso 
(por João Carlos Rego)

           O sucesso de qualquer profissional, de qualquer ramo de atividade, de qualquer nível, de qualquer porte de empresa está ligado aos 3 C´s:

CONHECIMENTO, CONTRIBUIÇÃO
COMPROMETIMENTO

           Você pode analisar a trajetória de todas as pessoas de sucesso, que você encontrará um traço em comum: todos gostam do que fazem.
           Mas para gostar do que se faz, e ser feliz com isso, e. ainda, obter sucesso, é necessário fazer bem. Os que se destacam têm a obstinação por fazer bem feito. Têm o gosto pela perfeição e a perseguem com tenacidade. Porém, para fazer bem feito, é preciso CONHECER o que se faz. Este é o primeiro “C”.
           CONHECER o que se faz implica em renúncia. Implica dedicar horas e horas em leitura, em estudo, em planejamento, em experimentação, em preparação, em tentativa e erro, em detrimento de outras atividades que poderiam ser mais prazerosas. Treinamento e preparação, para conhecer e crescer.
           Analise a trajetória de pessoas vitoriosas como Ayrton Senna, Gustavo Kurten, Zico, na área do esporte; artistas como Roberto Carlos, Chitãozinho e Xororó, Gugu Liberato, consultores como Eduardo Botelho e Maurício Góis, empresários como Alaor Martins. Você verá que a maioria deles teve origem humilde e lutou muito até chegar ao estrelato, ao sucesso.
           Quantas horas Guga treina por dia ? Quantas faltas Zico batia após os treinos ? Mesmo depois de toda a fama, quantos ensaios faz Roberto Carlos antes de um show? Em vendas, para atender bem e ter sucesso, é exatamente a mesma coisa.
           Não basta ter um dom; é preciso desenvolvê-lo, aperfeiçoá-lo. Não basta acumular conhecimento e informação, é preciso saber o que fazer com isso, ou seja, entrar em ação. É preciso ter a humildade de se olhar no espelho, salientar aquilo que tem de bom e tomar ações corretivas com relação às carências. O CONHECIMENTO é quem nos mostra o porquê de nossas vitórias e o caminho para a superação de nossas deficiências. Adquirir conhecimento e treinar. Treinar a exaustão. E entrar em ação.
           Através do CONHECIMENTO, poderemos, então, fazer bem feito. À medida que nos vamos aprimorando e fazendo bem feito, nossa motivação aumenta, e nossos resultados também. A isto chamamos de CONTRIBUIÇÃO. Nossa CONTRIBUIÇÃO é nossa ação para nosso progresso pessoal, profissional e para o progresso de nossa atividade, de nossa empresa.
           Entrar em ação é colocar tudo o que aprendemos e treinamos em busca de resultados efetivos. E resultado é o que fica registrado. O sucesso não é medido pelas vezes em que evitamos cair, mas sim pelas vezes em que tentamos e conseguimos nos levantar. Só consegue quem arrisca, quem tenta. Muitas vezes, de fora, dizemos que “eles têm sorte”. Mas esquecemos de quanto tempo de preparação decorreu até alcançarem o sucesso. Por isso diz-se que “sorte é quando a preparação encontra a oportunidade”.
           COMPROMETIMENTO é o terceiro “C”. Comprometer-se com uma idéia, com um projeto, com um objetivo é muito mais do que, apenas, externar uma vontade, do que uma declaração de intenção. Muitas pessoas têm grandes intenções, mas não entram em ação; não colocam as coisas em prática, não têm continuidade, não têm persistência. Ficam pelo caminho a queixar-se do mundo e de todos.
           Comprometer-se com um projeto é dedicar-se de corpo e alma, é ter a certeza de que a compensação virá, mais cedo, ou mais tarde. É verdade que nem todos conseguem chegar, mas os que não tentam, não arriscam, não buscam o treinamento, o aperfeiçoamento, na realidade, já foram derrotados.
           Então, fazer bem feito para gostar; conhecer para fazer feito e preparar-se para conhecer. Colocar o conhecimento em prática, contribuindo para os resultados e comprometendo-se com os objetivos. Este é o segredo do sucesso: GOSTAR DO QUE SE FAZ.
           Gostando do que se faz, chega-se a um “quarto C” – à COMPENSAÇÃO, ou seja ao sucesso. A COMPENSAÇÃO é saber que fez bem feito, que deu o melhor de si; é o reconhecimento, é a satisfação do dever cumprido, é a alegria do resultado alcançado.
           Existe uma característica presente em alguns seres humanos, e nos brasileiros em geral, que é a de adiar as coisas. Sendo assim, poder-se-ia incluir ainda mais um “C”, o “C” de COMEÇAR e começar já.
           O novo milênio está aí, abrindo suas portas, cheio de sonhos, de esperanças, de mudanças, de novos desafios. É uma oportunidade única que a história está nos dando. Outro milênio só em 3.000, e não estaremos mais aqui. Nossa hora é agora. Nosso momento é hoje. Nosso instante é já.
           Trace o primeiro objetivo, leia a primeira página, assista à primeira aula, mude a primeira atitude, busque, desde agora, os seus três “C´s” e construa o SEU SEGREDO DO SUCESSO.

 

João Carlos Boiczuk Rego - é consultor, palestrante, conferencista, facilitador de treinamentos e idealizador da comemoração do DIA DO CLIENTE
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