O dia do cliente Página inicial
Dia do Cliente - Campanhas - Dicas
  O Dia do Cliente  
 
O Pai da idéia
 
  Já é oficial  
  Apoiadores  
  O que dizem  
  Campanhas  
  Curiosidades  
  Cadastre-se  
  Imprensa  
  Contato  
  Página inicial  

 

 


Quais são os outros objetivos da criação do DIA DO CLIENTE ?

            Como disse, um deles é provocar essa reflexão e, com isto, estimular ações de capacitação profissional.

            Com o progresso da tecnologia, está ocorrendo uma enorme migração de postos de trabalho do agro-negócio e da indústria para o setor de serviços, sem existir, todavia, uma grande política governamental em preparar melhor estes trabalhadores. É cada um por si.

            Fazendo, pois, essa reflexão, o estímulo e ações concretas de capacitação, iremos aperfeiçoar relações comerciais e, desta maneira, fortalecer os empreendimentos. Isto, com o passar do tempo, provoca desenvolvimento econômico.

            Além disso, com toda a movimentação que uma data comemorativa deste porte enseja, a idéia é colaborar para geração de emprego e renda, que é o principal objetivo do DIA DO CLIENTE.

            Cabe salientar a diferença conceitual entre o que é "CLIENTE" e o que é "consumidor".

            De acordo com o dicinário, consumidor é aquele que compra para seu próprio uso, não para revender. Este conceito já exclui, por exemplo, as empresas de varejo.

            Já o que caracteriza a figura do "CLIENTE" é o caráter da HABITUALIDADE; ele compra, volta a comprar e ainda recomenda a marca, produto ou serviço. Assim, o que faz uma empresa crescer e progredir é um Cliente habitual e não um consumidor eventual.

            Já existe no calendário o dia 15 de março, data em que é comemorado o Dia Internacional dos Direitos do Consumidor, data criada pelo Presidente Kennedy em 1962, internacionalizada pela ONU em 1983 e oficializada no Brasil através da Lei 10.504, de julho de 1992.

            Esta data tem objetivos próprios e totalmente diversos dos do DIA DO CLIENTE, é um dia para denunciar abusos nas relações de consumo, comemorar avanços e conquistas, como o Código de Defesa do Consumidor. É uma data pouco conhecida, pouco divulgada e não explorada comercialmente, até porque quando se fala em "direitos do consumidor", smj, as primeiras imagens que nos vêm à mente são problemas e reclamações.

            Já o DIA DO CLIENTE tem uma conotação completamente diferente. É um dia de festa, de homenagens e agradecimentos, uma data para ações de marketing, para motivar grandes promoções, ou seja, uma data forte e expressiva no Calendário Comercial.

<< Voltar