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15 DE SETEMBRO – DIA DO CLIENTE

          Se a sua organização está simplesmente focada em vender, cuidado!! Talvez você pudesse estar obtendo resultados muito melhores, perenes e consistentes se o objetivo principal fosse a criação de relacionamentos.

          Um velho provérbio do Oriente Médio diz: “Como comerciante, é bom você ter um amigo em cada cidade”. Isso era muito comum na antiguidade, onde os produtores conheciam pessoalmente seus clientes e sabiam o que eles queriam. Como passar do tempo e o surgimento das grandes organizações, a mentalidade de transação passou a predominar e, muitas vezes, a atuação do vendedor com o comprador chegaram até a ocultar sinais do mercado para o resto da organização.

          Pior que isso: o foco passou, rapidamente, para a obtenção da próxima venda e a satisfação do cliente ficou para o final da fila. Veja, no Brasil, o exemplo da indústria automobilística antes da abertura de 1992.

          Hoje, algumas organizações já enxergam a necessidade da criação de relacionamentos além da venda propriamente dita. E não enxergaram simplesmente porque têm bom coração...Entenderam que a lealdade leva a maior lucratividade com o aumento das bases de clientes e, principalmente pelo fato que clientes leais são mais lucrativos pois:

- são menos sensíveis a preços;
- ajudam a divulgar a organização;
- fazem compras maiores;
- custam menos para serem atendidos.

          Celebrar a lealdade com o cliente tem a mesma profundidade que outros momentos de celebração em nossas vidas. Comemoramos datas festivas, religiosas, pitorescas e até comerciais, no entanto, deixávamos de homenagear a figura do cliente!! Sim, esse ser responsável pela nossa existência, sobrevivência, alegria, superação, desenvolvimento, aperfeiçoamento, amor e outros tantos predicados que, somados, representam efetivamente a razão de ser e viver para todos nós!!

          Sim, deixávamos de homenagear!! No passado!! Hoje, graças à fantástica visão do meu amigo João Carlos Rego, temos a oportunidade de, em uma data especial, muito mais que prestarmos homenagem, estabelecermos um marco para revolucionarmos os relacionamentos com nossos clientes!

          !15 de setembro é uma realidade!! Saber que mais de uma centena de projetos foram aprovados ou estão em processo de tramitação para a oficialização da data em municípios e estados brasileiros é a coroação desta importante atitude com foco no cliente!!

          Estender tal gesto a todos os dias do nosso calendário, será a conquista da evolução e pleno amadurecimento das relações comerciais!!

          Consolidar 15 de setembro para a celebração, criação de campanhas de incentivo, oportunidades de negócio e, principalmente, agradecer a existência do cliente deve ser meta de todos nós.

Dill Casella (www.dill.com.br)

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