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Clientes e Consumidores

            Comemorou-se no último dia 15 de março o Dia Internacional dos Direitos do Consumidor. A data foi criada em 1962 pelo Presidente Kennedy, internacionalizada pela ONU em 1983 e, no Brasil, existe uma Legislação Federal que a torna o Dia Nacional dos Direitos do Consumidor.
            Sua finalidade é a de lembrar os aspectos íntegros e éticos que devem existir nas relações de consumo, além do respeito para com o consumidor. É, também, um dia de denúncias de abusos e de reafirmação dos Direitos do Consumidor. Serve, ainda, para comemorar avanços e aperfeiçoamentos conquistados.
            No entanto, infelizmente, é uma data pouco divulgada e, por isto, pouco conhecida. Também não é explorada comercialmente e, tanto é assim, que muito pouco ou quase nada se viu na imprensa com relação a publicidade, ou anúncio de promoções.
            Comparativamente, exatamente na semana anterior, em 8 de março, comemorou-se o Dia Internacional da Mulher. Diante do crescimento da participação feminina em todas as esferas da sociedade e, principalmente, no mercado de trabalho, a cada ano que passa, o Dia da Mulher ganha mais notoriedade e importância comercial. É crescente o número de anúncios, homenagens, promoções e campanhas especiais de venda em todos os veículos de comunicação. Isto, além de justo, é bastante salutar para nossa economia.
            Nem todas as pessoas têm o privilégio de serem mulheres, mas todos nós, sem exceção, somos consumidores e Clientes.
            Consumidor, segundo o dicionário, é aquele que compra para seu próprio uso e não para revender. Muitas vezes este consumo é compulsório, como, por exemplo, no caso dos serviços de fornecimento de água e energia elétrica. Já o que caracteriza a figura do Cliente é o caráter da HABITUALIDADE de comprar a um mesmo fornecedor. É a figura do antigo freguês; aquele que compra, volta a comprar e, ainda, recomenda o produto ou o fornecedor.
            Assim, o que faz uma empresa crescer e prosperar são CLIENTES HABITUAIS e não consumidores eventuais. Na quase totalidade das peças publicitárias, sempre é reverenciada a figura do Cliente e não a do consumidor. Empresas e profissionais que almejam ter vida longa no mercado bem sabem que, hoje, até por uma questão de sobrevivência, é preciso ter o foco NO Cliente e o foco DO Cliente.
            Datas comemorativas movimentam a economia, motivam promoções, brindes, campanhas de venda, anúncios, publicidade e propaganda, eventos, estreitam relacionamentos comerciais, oportunizam novos negócios e, com isto, colaboram, sobremaneira, para a geração de emprego e renda.
            Num momento em que, conforme todas as pesquisas, a questão do emprego, ou da falta dele, é a principal preocupação dos brasileiros e a geração de postos de trabalho é a prioridade 1 do Governo, em todas as suas esferas, aprimorar as relações de consumo, valorizar a figura do Cliente e promover ações que estimulem e fortaleçam a Indústria, o Comércio e os Prestadores de Serviços é absolutamente fundamental. Esta é a razão da criação de uma nova data comemorativa, especialmente concebida para homenagear o Cliente: O DIA DO CLIENTE.
            O DIA DO CLIENTE, a ser comemorado anualmente em 15 de setembro, um mês em que não havia nada no calendário comercial, será um dia de homenagens e agradecimentos. Um dia para mostrar para nossos Clientes o quanto eles são importantes para nós. Um dia para “paparicar” o Cliente. Um dia especial, único no ano. Um dia de promoções especiais, campanhas de vendas, campanhas publicitárias, brindes, festas e eventos em homenagem aos Clientes.
            Com um detalhe que o diferenciará de outras datas comemorativas: atingirá a todos, sem exceção, tanto pessoas físicas, quanto jurídicas, pois todos nós somos Clientes e todos nós dependemos de Clientes para viver.
            Na realidade, todo os dias devem, ou pelo menos deveriam ser, o Dia do Cliente. Porém, infelizmente, esta realidade está longe de acontecer. Basta ver a precariedade de atendimento em muitos estabelecimentos, a falta de preparo, o volume de reclamações, as queixas nos Procons, para aferir que ainda estamos muito longe de um processo coletivo de reconhecimento, conscientização e valorização do Cliente.
            A construção de um DIA DO CLIENTE com força e expressão no Calendário Comercial, proporcionando novos negócios, movimentando a economia e gerando emprego e renda, só irá acontecer com uma conjugação de esforços das Autoridades Públicas, das Lideranças e Entidades Empresariais, das Empresas, do Meio Publicitário e dos Veículos de Comunicação. É plantar agora e colher logo ali adiante.
            E isto, de certa forma, está começando a acontecer. O DIA DO CLIENTE já integra o Calendário de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul, oficializado que foi através da Lei Estadual 11.950, promulgada em 4 de setembro de 2003. O mesmo projeto de implantação tramita na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro e na Câmara Municipal de Belém do Pará. Toda a documentação já está de posse de Deputados para apresentação nos Estados do Paraná e Mato Grosso e, também, no Congresso Nacional, para oficialização em todo o Brasil.
            No município paulista de Santa Cruz do Rio Pardo, TODOS os Vereadores assinaram a proposição da criação do DIA DO CLIENTE, que , assim, foi diretamente para sanção do Sr. Prefeito. Um exemplo de agilidade em prol da comunidade, pois O DIA DO CLIENTE não tem nenhuma conotação ideológica ou partidária.
            Em junho vindouro, a convite da FEDERAMINAS – Federação das Associações Comerciais de Minas Gerais, O DIA DO CLIENTE estará sendo lançado naquele Estado, no congresso da Entidade, na cidade de Ouro Preto, evento que prevê a participação das 403 Associações Comerciais mineiras e público de 1.500 empresários.
            É através do somatório de pequenas e múltiplas ações, muitas delas de baixo custo, que esta data comemorativa irá se consolidar e atingir seus nobres propósitos. O que mais se precisa para que isto aconteça é informação e divulgação. A repetição marca: 1001 utilidades...; experimenta, experimenta...; a número 1...; tomou... a dor sumiu.
            Entidades como a Confederação das Associações Comerciais do Brasil – CACB, que congrega 27 Federações, 2.038 Associações Comerciais e 2,5 milhões de empresas, através de seu Presidente, Sr. Luiz Otávio Gomes, já manifestou apoio à criação do DIA DO CLIENTE. Também o fizeram a Associação Brasileira das Empresas de Brindes – ABRINDE, o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade – PGQP e a Associação Brasileira de Telemarketing –ABT.
            A empresa paulista Prado Etiquetas, da cidade de Itatiba, irá produzir adesivos promocionais, gratuitamente, divulgando o DIA DO CLIENTE e fazendo Marketing promocional de sua empresa. O Departamento de Marketing da Livraria Saraiva já manifestou interesse em anunciar o DIA DO CLIENTE. A 3 M do Brasil, no último dia 15 de março, assinava suas mensagens via e-mail parabenizando pelo Dia do Consumidor. Por que não fazermos o mesmo, mas a partir de hoje, assinando as mensagens fazendo uma alusão à criação do DIA DO CLIENTE ? Imaginem o efeito multiplicador disto.
            A ABRINDE congrega 4.000 empresas de brindes em todo o Brasil. Se cada uma delas apartar apenas DEZ UNIDADES de brindes, inserir nos mesmos uma mensagem do tipo: 15 de Setembro – O DIA DO CLIENTE – presenteie com Brindes XYZ e entregar esses brindes a dez de seus Clientes, serão 40.000 empresas que tomarão conhecimento desta nova comemoração e, com certeza, se lembrarão de homenagear seus Clientes em setembro. E por que não com brindes ? É plantar e colher. Quanto custa dez unidades de brindes para uma empresa que só fabrica isto?
            Da mesma forma empresas de editoria empresarial, veículos de comunicação e provedores de Internet. Quantos anúncios e quantas campanhas publicitárias não poderão ser geradas, uma vez que os anunciantes tomem conhecimento da criação do DIA DO CLIENTE e sejam estimulados a anunciar, da mesma forma que o fazem em outras datas comemorativas do calendário comercial? E quanto isto gira de dinheiro na economia? E quantos postos de trabalho isto gera?
            Uma outra sugestão para as empresas divulgarem o DIA DO CLIENTE e, ao mesmo tempo fazerem Marketing Promocional de seus produtos, é a distribuição de amostras fazendo, porém, alusão ao DIA DO CLIENTE. Por exemplo:

            · Empresas que produzem e/ou embalam sachês de açúcar ou adoçante para adoçar cafezinho, – numa face da embalagem a logomarca tradicional, na outra: 15 de setembro – O DIA DO CLIENTE – adoce seu Cliente com Açúcar ZZZ;
            · Empresas de balas, chocolates, confeitos e guloseimas – mesma coisa, numa face da amostra (ou num folder) logomarca tradicional – na outra: Chocolate BBB torna mais saboroso o dia do seus Clientes – 15 de Setembro – O DIA DO CLIENTE;
            · Empresas que produzem bebidas e destilados – 15 de Setembro – O DIA DO CLIENTE – brinde com Whisky NNN
            · Empresas de perfumes – 15 de Setembro – O DIA DO CLIENTE – presenteie com BBB.

            Estas amostras seriam distribuídas pela Força de Vendas das empresas a seus Clientes, ou em ações de Marketing promocional, ou, ainda, em feiras, congressos e eventos setoriais.
            As companhias telefônicas e as empresas de cartão de crédito, que tantas propagandas nos enviam todos os meses junto com a fatura, por que não aproveitar e colocar um folder alusivo à criação do DIA DO CLIENTE. Isto poderá estimular ligações em 15 de setembro, e aquecer campanhas de venda com cartões de crédito. É plantar agora e começar a colher logo ali adiante.
            Os bancos, por sua vez, que estão altamente capitalizados, podem inserir mensagens nos extratos e nos terminais de auto-atendimento. Quanto mais a economia crescer, melhor para o Sistema Financeiro, não é mesmo? Basta apostar e divulgar o DIA DO CLIENTE.
            Enfim, as possibilidades são imensas e não se esgotam neste artigo. Hoje, com o poder do Marketing, com a criatividade da propaganda brasileira, reconhecida e premiada internacionalmente, com as facilidades proporcionadas pela tecnologia de informação, com os avanços da logística, com a quantidade de publicações e veículos de comunicação será muito mais fácil divulgar e consolidar O DIA DO CLIENTE do que, no passado, foi a criação de outras datas comemorativas.
            A construção de uma sociedade mais justa e com oportunidades de trabalho para todos é responsabilidade de cada cidadão, de cada empresário, de cada entidade, de cada profissional e de toda a classe política. Porém não basta apenas manifestar simpatia ou apoio a esta iniciativa. Só existe uma coisa no mundo que faz as coisas acontecerem:uma palavra chamada AÇÃO!
            É com uma grande ação conjunta, com o somatório de pequenas mas múltiplas ações efetivas, eficientes e eficazes que iremos, todos, construir uma nova era no relacionamento com nossos Clientes. Uma era de consciência profissional, de respeito, de ética, de crescimento e de oportunidades.
            O Dia do Consumidor foi importado dos Estados Unidos. O Dia Internacional da Mulher também. Não sei outras datas, mas O DIA DO CLIENTE é uma data nossa, obra da criatividade brasileira, alicerçada na boa vontade e na generosidade de seu povo e, sobretudo, na fé em Deus e na fé inquebrantável no maravilhoso destino de nosso País.
            Até Setembro. Um grande DIA DO CLIENTE para todos nós.

João Carlos Rego

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